top of page
A festa católica é celebrada todos os anos em Belém do Pará, no mês de outubro, quando cerca de 2 milhões de pessoas acompanham o cortejo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, apelidada carinhosamente de Nazinha pelos paraenses.
A programação da festa Mariana envolve uma série de celebrações e eventos que se estendem por 15 dias.
O principal acontecimento é a procissão realizada no segundo domingo de outubro. O dia começa com uma missa, rezada às 6 horas da manhã. Em seguida, os fiéis iniciam o cortejo acompanhando Nossa Senhora de Nazaré que segue em uma berlinda. A caminhada de 5 quilômetros percorre as ruas de Belém, guiando milhares de fiéis da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.
O cortejo é repleto de ícones, como o manto que envolve a imagem de Nossa Senhora, a berlinda, espécie de altar que a carrega, e a grossa e pesada corda carregada pelos promesseiros ao longo de todo o percurso. Crianças vestidas de anjos e pagadores de promessas carregando velas moldadas em partes do corpo humano e objetos que retratam as graças recebidas, como casas e livros, completam a romaria.
Ao final da procissão, a imagem da Virgem fica exposta na Praça Santuário de Nazaré por quinze dias após a celebração. Nesse período conhecido como quadra nazarena, diversas homenagens também são feitas para Nazinha, como cantos, danças e pagamento de promessas.
Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi considerado patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2013, foi nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Símbolos e tradições marcam os rituais das múltiplas
procissões que fazem parte do Círio.
FONTES:
bottom of page