top of page
BANNER.jpeg

A BIODIVERSIDADE AMAZÔMICA
NO CENTRO DO DEBATE

Como parte da programação da Varanda de Nazaré 2023, Fafá de Belém realiza a primeira edição da Varanda da Amazônia, fórum inédito que tem por objetivo discutir a biodiversidade Amazônica, seus desafios e oportunidades, a partir de diversos pontos de vista. Um convite para que iniciativas pública e privada, comunidades amazônicas e universidade se debrucem sobre a pluralidade e a rede única entre cultura, arte, fé, meio ambiente, diversidade, ciências e bioeconomia, que só Fafá consegue tecer. A Varanda da Amazônia nasce em Belém, para ser uma plataforma que traz novas perspectivas e avança sobre o futuro do nosso bem mais precioso: a BIODIVERSIDADE. 

IMPORTANTE: A inscrição para a Varanda da Amazônia (Fórum) não dá acesso aos demais eventos da Varanda de Nazaré.

PROGRAMAÇÃO

Abertura
Olhando nos olhos da Amazônia 

Das 14:00 às 14:30 

FAFÁ DE BELÉM.jpeg

Fafá de Belém (moderadora)

Cantora e artista paraense | Idealizadora da Varanda de Nazaré | Embaixadora da Amazônia

Idealizadora da Varanda de Nazaré, Fafá teve uma visão pioneira ampliar o olhar do Brasil sobre o Círio de Nazaré. Uma das maiores  artistas do Pará, ela se tornou porta-voz da cultura desse estado, não só no Brasil, mas também em outros países. Em 2011, foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal, e em 2018, a artista se tornou embaixadora dos Laços Culturais entre Belém e Portugal. Em 2022, foi eleita pelo IPAM embaixadora da Amazônia e tem se tornado uma das maiores vozes sobre a causa no Brasil e no mundo.

Painel
Oportunidades da COP30

Do Rio 92 para a COP de Belém - contexto, perspectivas e legado

Das 14:30 às 15:30 

NATASCHA PENNA.jpeg

Natascha Penna

Turismóloga e pesquisadora paraense

Com bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará, atuou como analista de projetos no Instituto Peabiru, pesquisadora-consultora no Museu Paraense Emílio Goeldi e consultora na PARATUR. Expertise em Turismo em Áreas Naturais, com foco em políticas públicas, planejamento e gestão municipal. Produtora de eventos, consultora de projetos e técnica em turismo pela Prefeitura de Bragança, PA. Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento do Desenvolvimento no Trópico Úmido - NAEA / UFPA. Contribui na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade como assessora técnica e participou da elaboração do Plano Estadual da Bioeconomia do Estado do Pará.

MARCELLO BRITO.png

Marcello Brito

Secretário Executivo do Consórcio da Amazônia Legal

Engenheiro de alimentos com MBA e mestrado em comércio internacional. Foi diretor e CEO de importantes empresas do setor agrícola e foi presidente da Associação Brasileira do Agronegócio e co-facilitador da Coalizão Brasil.  Atualmente exerce o cargo de secretário executivo do Consórcio dos estados da Amazônia legal e a coordenação técnica do Centro Global Agroambiental na Fundação Dom Cabral. Também é membro do conselho de várias empresas e ONGs.

EDMILSON RODRIGUES.png

Edmilson Rodrigues

Prefeito de Belém do Pará

Arquiteto, professor e político brasileiro, filiado ao Partido Socialismo e Liberdade e atual prefeito de Belém, cargo que exerceu anteriormente entre 1997 e 2005. Foi, também, deputado estadual do Pará e deputado federal pelo mesmo estado. É doutor em geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

MARIO O ALMEIDA.jpeg

Mauro O'de Almeida 

Secretário de Estado na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará

Paraense, Advogado da União concursado desde o ano 2000. É Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará, na área Instituições Jurídico-Políticas, com o tema “A proteção ambiental dos terrenos de marinha e a sobrevivência das cidades: o caso de Belém. Foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente, de 2011 a 2016. Desde 2019 é Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará.

EUGENIO PANTOJA.png

Eugênio Pantoja

Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM Amazônia

Diretor Sênior de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, formado em Direito pela UFPA. Trabalhou com planejamento estratégico e discussão de políticas públicas nas áreas de ambiente, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento territorial, mercado de carbono, PSA, Bioeconomia e mudança climática. Trabalhou em instituições como a Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, o Governo do Acre e a Conservação Internacional Brasil. Atuou com povos indígenas e comunidades tradicionais em temas como gestão ambiental, serviços ambientais, planejamento e desenvolvimento territorial.

RUBENS MAGNO.jpeg

Rubens Magno Jr

CEO do SEBRAE Pará

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Marketing pela mesma universidade. Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Superintendente do Sebrae no Pará, posição que ocupa desde 2019. Em 2023, foi eleito Diretor Institucional da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais - ABASE. Sua gestão tem fortalecido a presença do Sebrae nos 144 municípios do Estado, com iniciativas como Unidades Móveis, expansão das Salas do Empreendedor e execução do Programa Cidade Empreendedora. Ele também desempenhou um papel fundamental na implantação do Projeto Inova Amazônia e na criação do Polo Sebrae de Bioeconomia na região do Baixo Amazonas.

Painel
Esse Rio é Minha Rua

A identidade nacional dos povos amazônicos sob o olhar feminino
Das 15:30 às 16:30

FAFÁ DE BELÉM.jpeg

Fafá de Belém (moderadora)

Cantora e artista paraense | Idealizadora da Varanda de Nazaré | Embaixadora da Amazônia

Idealizadora da Varanda de Nazaré, Fafá teve uma visão pioneira ampliar o olhar do Brasil sobre o Círio de Nazaré. Uma das maiores  artistas do Pará, ela se tornou porta-voz da cultura desse estado, não só no Brasil, mas também em outros países. Em 2011, foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal, e em 2018, a artista se tornou embaixadora dos Laços Culturais entre Belém e Portugal. Em 2022, foi eleita pelo IPAM embaixadora da Amazônia e tem se tornado uma das maiores vozes sobre a causa no Brasil e no mundo.

JOANNA MARTINS.jpeg

Joanna Martins

Apaixonada e entusiasta da Amazônia | Diretora na Manioca | Especialista em alimento amazônico

Paraense, mãe, publicitária, administradora e pesquisadora em cultura alimentar amazônica. Com história familiar de quase 50 anos na culinária paraense amazônica e paixão pelo território, é pesquisadora em cultura alimentar amazônica. Fundadora do Instituto Paulo Martins, lidera projetos culturais, como o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Coordenou a I Conferência Livre de Gastronomia da Amazônia. Ativista e advocacy para políticas públicas. Cofundadora da Manioca, marca que promove a cultura amazônica através de alimentos naturais e inovadores, aproximando o Brasil da Amazônia.

DIRA PAES.png

Dira Paes

Atriz e apresentadora brasileira e paraense

Graduada em Filosofia e Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sua carreira abrange mais de três décadas de atuações memoráveis, consolidando seu nome como um ícone da arte brasileira. Celebrada pela versatilidade em papéis cômicos e dramáticos no cinema e na televisão, sua notável trajetória artística foi coroada com diversos prêmios, como o troféu Grande Otelo, o Prêmio APCA, o Prêmio Guarani, o Prêmio Qualidade Brasil e o Prêmio Extra. É laureada nos principais festivais de cinema do país, conquistando três Kikitos no Festival de Gramado e cinco troféus Candango no Festival de Brasília. 

DONA ONETE.jpeg

Dona Onete

Cantora, compositora, professora e poetisa brasileira e paraense

Cantora, compositora, sindicalista, professora e poetisa brasileira. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, e depois em Igarapé-Miri. Foi Secretária de Cultura e Professora de História e Estudos Paraenses. Fundou e organizou grupos de danças folclóricas e agremiações carnavalescas. É considerada a "Diva do carimbó chamegado".

Painel
A Biodiversidade merece nosso respeito

O papel e a responsabilidade das empresas brasileiras em setores como agro, mineração e indústria
Das 17:00 às 18:00

RAUL PROTAZIO.jpeg

Raul Protazio

(moderador)

Secretário Adjunto da SEMAS

Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Pará, na pasta de Recursos Hídricos e Políticas de Clima. Atuou na formulação da Política Estadual de Clima e no Plano Estadual Amazônia Agora. Coordena a estruturação do Sistema Jurisdicional de REDD+, além do Plano Estadual de Restauração. Mestrando em Políticas Públicas e Governo na Fundação Getúlio Vargas, com pesquisa na área de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável.

PATRICIA DAROS.webp

Patrícia Daros

Diretora de Soluções Baseadas na Natureza Vale

Assistente Social com Mestrado em Movimentos Sociais e Processos de Trabalho pela UFRJ. Trabalha com as temáticas da Sustentabilidade de Cidades e Territórios com experiências no desenvolvimento e implantação metodologias de Planejamento Estratégico. É Diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, onde é responsável pelo Instituto Tecnológico Vale/DS, pela Reserva Natural Vale e pelo Fundo Vale.  À frente da Estratégia de Natureza, é a liderança da Meta Floresta da Vale, além de ter liderado equipes de Planejamento Ambiental para recuperação de áreas degradadas, fechamento de mina, áreas protegidas e biodiversidade.

EDUARDO FIGUEIREDO.jpeg

Eduardo Figueiredo

Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro

Profissional formado em Ciências Biológicas pela PUC-MG, com quase 30 anos de experiência na indústria e terceiro setor na área socioambiental. Está há quatro anos na Hydro. Atualmente é Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social. Já atuou como Diretor de Projetos, Diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro, Diretor de Desenvolvimento Territorial da empresa, sendo responsável por investimentos socioambientais estratégicos.

MARIO CARDOSO.jpeg

Mario Cardoso

Gerente de Recursos Naturais - CNI

Agrônomo formado pela ESALQ/USP e especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras. No Ministério do Meio Ambiente exerceu as funções de Secretário Técnico no Programa Piloto de Proteção às Florestas Tropicais (PPG7) e Gerente de Biocombustíveis. Atualmente, atua na área ambiental da CNI, como Gerente de Recursos Naturais. Coordena as agendas de Florestas, Biodiversidade, Bioeconomia, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos e Licenciamento Ambiental.

Painel
Propósito e Ação

Como empresas e marcas podem alinhar propósito e ação ESG?
Das 18:00 às 19:00

ERLANA CASTRO.jpg

Erlana Castro (moderadora)

Especialista em estratégia criativa | Professora da Fundação Dom Cabral | Idealizadora da Rede #ESGpraJÁ

SXSW speaker 2022, consultora, pesquisadora e autora, mestre em global branding, professora na FDC, fundadora da rede #ESGpraJÁ; coautora do Radar da Antifragilidade e do Business Model Regeneration Canvas, ambas ferramentas criativas para inovação em ESG.

ANNA CAROLINA.jpeg

Anna Carolina Meireles

ESG | Sustainability & CSR Senior Manager at TIM Brasil

Comunicadora social (UFRJ), especialista em Gestão Empresarial (USP) e mestre em Sustentabilidade (TU München). Trabalha há mais de 17 anos com pessoas, empresas e instituições para promover mudanças positivas e legados por meio de projetos de impacto, sustentabilidade corporativa e iniciativas ESG. Atualmente, ela é Gerente Sênior de ESG – Sustentabilidade & Investimento Social na TIM Brasil.

RENATO COELHO.jpeg

Renato Coelho

Gerente de Sustentabilidade e Inovação do SEBRAE Pará

Atua no ecossistema de inovação paraense desde 2016, realizando atendimento a empreendedores que desejam inovar em suas organizações e a candidatos empresários de startups. Participa, organiza e apoia eventos de empreendedorismo e inovação, além de atuar como facilitador de oficinas, palestras e seminários.

Encerramento
O futuro em um gesto 
 

Das 19:00 às 19:30 

PRODUTOS AMAZONICOS.png

Mostra de Projetos e Bioprodutos Amazônicos

Das 12h às 20:30

Os participantes da Varanda da Amazônia também poderão conhecer na prática algumas iniciativas empreendidas por empresas e instituições na Mostra de Projetos e Bioprodutos Amazônicos, que acontecerá de forma simultânea ao fórum de debate.

Em parceria com o SEBRAE Pará e a SEMAS, empresas locais e nacionais, empreendedores, produtores agrícolas e artesãos estarão presentes para apresentar ao público práticas que contribuem para a geração de uma economia sustentável, capaz de preservar a biodiversidade e promover a cultura e o desenvolvimento da região amazônica.

bottom of page